header ads

GLI, o índice de vegetação alternativa para drones

 Um dos problemas no cálculo do índice de vegetação com drones é a necessidade de sensores que operem no infravermelho. Certamente, em suas análises de vegetação utilizando voos aéreos você se deparou com o problema da ótica e o problema da falta de um sensor que opere no infravermelho próximo (NIR) para trabalhar com índices de vegetação como o NDVI. Se você precisa trabalhar índices de vegetação e ter ótica básica no visível... não se preocupe. Aqui está uma alternativa ao NDVI da qual você talvez nunca tenha ouvido falar, o índice GLI, embora você também possa navegar nesta lista de índices de vegetação em operação no visível.


O Infravermelho Próximo, ou NIR, é uma excelente faixa do espectro em que a vegetação reflete energia e com a qual se pode começar a compor índices de vegetação. Infelizmente, para trabalhar nesta faixa do espectro você precisa de um sensor infravermelho e adaptá-lo à ótica convencional do seu drone que opera no visível vermelho, verde e azul. Para sua sorte, existe um índice que funciona nas faixas visíveis e permite discriminar massas de vegetação para gerar um índice de vegetação alternativo ao NDVI.

O índice de vegetação que você procura é o Índice de Folhas Verdes ou Índice GLI. Ele é adaptado para trabalhar nos valores de pixels digitais nativos das bandas vermelha, verde e azul na composição RGB de cores naturais. Desta forma não necessitará de recorrer a sensores infravermelhos e poderá tirar o máximo partido do seu sensor original, embora com uma sensibilidade inferior devido à breve gama de valores digitais de 0-255.


O índice GLI pode ser usado para qualquer imagem de cor natural, independentemente da perspectiva com a qual você tirou a imagem. Você pode até trabalhar nisso tirando fotos com seu próprio celular ou com imagens sem referência espacial. Porém, tenha em mente que as faixas visíveis básicas podem atrapalhar seus resultados se você tiver vegetação em fases fenológicas específicas ou se houver sombras. O índice GLI é extremamente sensível às cores verdes.

Para calcular o Índice de Folha Verde na ausência de sensores infravermelhos deve-se utilizar o seguinte conjunto de bandas:

GLI = ((VERDE – VERMELHO) + (VERDE – AZUL)) / ((2 * VERDE) + VERMELHO + AZUL)

Formula Pronta para usar no Agisoft Metashape: ((B2- B1) + (B2-B3)) / ((2 * B2) + B1 + B3)

Formula Pronta para usar no Pix4Dmapper: ((green-red)+(green-blue))/((2*green)+red+blue)

Seu índice mostrará um repertório de valores positivos e negativos que o ajudarão a descartar as estruturas da planta do restante dos componentes da imagem. Valores negativos mostrarão solos descobertos, corpos d'água e infraestrutura antrópica. Pelo contrário, valores positivos identificarão a presença da sua vegetação por meio de um gradiente de cores análogo ao NDVI.


As tradicionais calculadoras raster que você encontrará no QGIS, gvSIG, ArcGIS e até ENVI ou SNAP irão ajudá-lo a combinar as bandas, obter seu índice e simbolizá-lo graficamente. Não se esqueça que os habituais (e tecnicamente infelizes) símbolos de representação da vegetação funcionam com o vermelho e o verde, sendo uma das rampas proibidas na representação e interpretação de dados para pessoas com deficiência visual como daltonismo. Procure simbologias alternativas.

Ao adquirir um sensor que opera em infravermelho, você pode avaliar esta alternativa econômica. E se você compartilhar a informação... melhor ainda!! 🙂